Translate

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Assunto 20/09 A Palavra Revelada - A Pesca Maravilhosa

     


Todas as classes Tema: A Palavra Revelada 
Aula 3 – A Pesca Maravilhosa 
 Lucas 5:5
“E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.” Lucas 5:5 

Introdução
O objetivo dessa aula é mostrar que ao atendermos a Palavra de Jesus alcançamos o milagre da salvação e todos os seus benefícios.

 No texto lido, o Senhor Jesus está no Lago de Genesaré (Mar da Galileia, que, na verdade, é um grande lago) e, uma multidão o aguardava para ouvir a sua Palavra. Estavam ali, também, alguns pescadores que, depois de trabalharem a noite toda e nada pescarem, lavavam as suas redes. 


Desenvolvimento: 
Para falar à multidão, Jesus entrou no barco de Simão Pedro. E da mesma forma que Pedro permitiu que Jesus entrasse no seu barco, devemos deixar Jesus entrar no nosso coração. 

Por que o barco de Simão Pedro?


 Nós vamos ver ao longo da aula que Jesus tinha um chamado especial para Pedro naquele dia. E o Senhor Jesus também tem um chamado especial de salvação para cada um de nós.


 Assim que entrou no barco, Jesus pediu que o afastasse um pouco da terra para falar à multidão.


 Com isso, Jesus queria mostrar que é necessário nos desprendermos das coisas deste mundo (terra) para darmos ouvidos à sua Palavra, deixando Jesus entrar em nossa vida para nos dirigir e nos ensinar.

 O que é se desprender das coisas deste mundo? É dizer NÃO às ofertas, para as coisas que vão atrapalhar nossa comunhão com o Senhor, como por exemplo: 


- Para classe de crianças e intermediários: Tem criança, intermediário, que prefere ficar em casa jogando vídeo game, brincando, do que vir para o culto. Isso está certo? Não!! Precisamos nos desprender das coisas que nos atrapalham a servir ao Senhor e, quando der o horário do culto, da Escola Bíblica Dominical, devemos pedir o papai, ou a mamãe, ou a vovó para nos trazerem para a igreja! 
- Para classe de adolescentes: “Vamos a uma festa mundana, não tem nada a ver”, “Vamos assistir aquele filme imoral”, “Você já “ficou” com aquele adolescente? Ainda não? Você é careta e ultrapassada...” 

Ao terminar de falar à multidão, Jesus ordenou que Pedro voltasse ao mar alto e lançasse as redes. 
Por que ao mar alto
Jesus tinha o poder para operar o milagre em qualquer parte do mar, mas “mar alto”, nos fala de estarmos totalmente afastados da terra. Era um momento de intimidade para viver uma experiência mais profunda com o Senhor Jesus. E hoje também, Jesus quer crianças, intermediários e adolescentes separados deste mundo, vivendo em santificação do Espírito para o louvor do nome D’Ele, que participam do culto com louvores e orações, que valorizam a Escola Dominical, que anunciam Jesus para os que ainda não O conhecem. 

Diante das palavras de Jesus, o que será que Pedro pensou? Ele tinha ficado uma noite inteira pescando, acordado, e não conseguiu pescar nenhum peixe. Pedro poderia ter dito pra Jesus: “Lançar a rede de novo no alto mar? Eu estou cansado, pois trabalhei a noite toda e eu vou embora pra casa dormir”. 

Mas Pedro, ao ouvir as palavras de Jesus naquele dia, viu que Jesus não era um homem qualquer. Pedro teve a certeza que a PALAVRA DE JESUS ERA PODEROSA. E qual foi a resposta de Pedro pra Jesus?

 - “Mestre, nós trabalhamos a noite toda e nada apanhamos; mas sobre a tua palavra eu lançarei a rede”. (Lc 5:5) 

Nesse momento Pedro deixou toda a sua razão e confiou no Poder da Palavra de Jesus. Mesmo sendo um pescador experiente, conhecedor de todas as estratégias da pescaria, Pedro foi humilde e se dispôs a obedecer. Jesus se agrada do servo obediente. Jesus quer crianças, intermediários e adolescentes obedientes a Ele, aos pais, avós, aos professores...

 Diante da palavra de Jesus, Simão argumentou: “... havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos...”: A Obra de Deus não é realizada pelo esforço humano, e nem pela razão. O trabalho realizado à noite (sem luz, sem revelação) não gera frutos.

 No momento profético em que vivemos (trevas = noite) é fundamental a luz da Revelação (Palavra Revelada) para se alcançar os propósitos de Deus para as nossas vidas. Viver na luz da Revelação é deixar o Senhor conduzir tudo em nossas vidas. Vai viajar, consulte ao Senhor. Vai comprar algo novo, consulte ao Senhor.

 E Pedro não ficou parado, ele colocou em prática a ordem de Jesus e “lançou a rede”. A disposição de evangelizarmos, de falarmos de Jesus deve ser constante em nossas vidas (isso é lançar a rede). 

O Senhor Deus quer acrescentar todos os dias à Igreja aqueles que hão de se salvar e, Ele quer usar as nossas vidas. Ele quer usar as crianças, intermediários e adolescentes para evangelizar seus colegas de escola, seus parentes que ainda não são servos de Jesus, os visitantes que o Senhor envia para as igrejas. 

Conclusão: 

Atendendo à Palavra de Jesus, pescaram grande quantidade de peixes: É O MILAGRE DA SALVAÇÃO!!!!!!!!!!! 

Quando obedecemos à voz de Jesus (à revelação), o fruto vem (como exemplo, os meses de março e outubro, onde são realizados os seminários e evangelizações, o mês dos familiares, onde convidamos nossos amigos e familiares e muitos são salvos). 

Diante da Maravilha, Simão Pedro prostrou-se diante de Jesus, reconhecendo-O como Senhor e recebendo a benção da Salvação. Aceitou o chamado para levar a sua Palavra. 

E o que Jesus disse para Pedro? “...Não temas: de agora em diante serás pescador de homens” Lc. 5 : 10 

Aleluia! O Senhor nos tem chamado para sermos “pescadores de homens”, para anunciar a mensagem da Salvação e que Jesus em breve voltará. Maranata, o Senhor Jesus vem!!!!!

Fonte: http://www.satelitemaranata.org.br/


Sugestão de Lembrancinha!!
Esta lembrancinha já foi postada aqui no começo do blog. Segue sugestão!








Nenhum comentário:

Postar um comentário