Translate

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Assunto 13/09 A Palavra Revelada - O Lenho Seco

APSJ Imãos!!

Segue o Estudo para a aula do próximo domingo, dia 13/09


Tema: A Palavra Revelada
Aula 2 – O Lenho Seco – Êxodo 15:25
“E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe um lenho, que lançou nas águas, e as águas
se tornaram doces; ali lhes deu estatutos e uma ordenação e ali os provou.” Êxodo 15:25

Introdução:
O Senhor sempre esteve perto do seu povo. Durante a caminhada no deserto, rumo a Terra
Prometida, supriu todas as suas necessidades através de grandes sinais e maravilhas. E com a
sua direção alcançariam a tão sonhada Canaã.

Desenvolvimento:
Depois da experiência maravilhosa do mar vermelho, quando o povo passou a pés enxutos
pelo mar aberto por Deus e foram livres dos carros de Faraó, caminharam três dias no deserto
de Sur, e não acharam água para beber. Sedentos e cansados, chegaram a Mara. Ali
encontraram águas, porém eram amargas, (por isso o nome daquele lugar se chamava Mara).
O povo começou a murmurar e a reclamar com Moisés: “O que vamos beber? “
Então Moisés orou e Deus revelou que ele lançasse nas águas amargas um lenho seco e logo
em seguida as águas se tornaram doces. O povo foi dessedentado, teve suas forças renovadas
e ouviram a voz do Senhor e assim, estavam preparados para continuar a caminhada.

Essa caminhada no deserto representa a nossa caminhada aqui na terra. No nosso dia a dia,
quer seja na escola, em casa, podemos encontrar dificuldades que precisamos enfrentar e
vencer para continuar caminhando rumo ao nosso alvo, que é a Terra prometida por Deus para
nós, A ETERNIDADE. Muitas vezes nos cansamos e nos abatemos no caminho. São nesses
momentos que precisamos que o Senhor se revele a nós, que fale conosco. Precisamos ir aos
pés do Senhor, como Moisés fez, e assim ouvir o seu bom conselho que renova as nossa
forças, nos dando condições para continuar a nossa caminhada.

O Senhor ouviu o clamor de Moisés, e ele atendeu sem questionar a estranha orientação de
lançar o lenho seco na água amarga. O milagre aconteceu: as águas se tornaram doces. O
lenho é a parte nobre da árvore, mas que não tem uma aparência muito bonita. Essa
experiência do povo ali no deserto tem um significado profético e fala muito profundamente
aos nossos corações hoje.

O caminho de três dias fala do projeto de salvação através da morte e ressurreição de Jesus.
Jesus é o lenho que, através da sua palavra revelada, transforma todo o amargo em doce.
Dessedenta a nossa alma, nos completa e nos renova. Foi assim que Ele fez com a mulher
samaritana (João 4:1 a 30).

Ofereceu uma água doce, água viva. Ela jamais teria sede, lembram? A água do poço tiraria a
sua sede por instantes, mas somente a água doce de Jesus completaria e renovaria seu ser.
Podemos receber águas de várias fontes (amigos, meios de comunicação, redes sociais...), nos
trazendo momentos de prazer e alegria, mas só a água adocicada por Jesus – a Palavra
revelada pelo Seu Espírito Santo pode transformar, direcionar, consolar e alegrar
plenamente.
Muitos não entendem isso. Acham estranho servirmos ao Senhor, não aceitam e nem
acreditam nos seus milagres. Assim como o lenho seco, apesar de ser a parte nobre da
madeira, como Jesus é nobre para nós, não tinha aparência. Jesus não tinha aparência (“raiz de
uma terra seca”). “Ele carregou sobre si todos os nossos pecados” (Isaías 53), transformando o
amargo do pecado (morte) em doce (vida).

Conclusão:
Assim como o povo tinha o objetivo de chegar a terra prometida, nós temos o objetivo de
chegar no céu e vamos contar com Jesus e o seu doce conselho e sua doce direção, que vão
nos ajudar a caminhar.

Sugestão de louvor: Vem para o meio

Ainda hoje postarei sugestão de atividades para a aula "O Lenho Seco"


Neste link você encontra todo o material do mês de Setembro para ser baixado facilmente!!
https://www.dropbox.com/sh/njun8sxiomvq5th/AACbQbp-d_aNHqQICm1GZibNa?oref=e


Fonte: http://www.satelitemaranata.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário