Translate

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Material para a 3º aula: A graça de Deus na vida do Egípcio


APSJ
Segue a próxima aula, 3º do estudo sobre "A graça de Deus na vida do Homem"
Que deus nos abençoe neste conteúdo!!!! 



Assunto: A graça de Deus na vida do EgípcioTexto: I Sm 30:1-16
Data: 26/08/2012
3ª Aula
A graça de Deus na vida do Egípcio
Os professores deverão ler os textos indicados, a fim de conhecerem bem a história.
Texto base: I Sm 30:11 a 16

Estamos estudando sobre a graça de Deus manifesta na vida do homem; E vimos também sobre a maneira como diferentes pessoas foram salvas e como Deus usou servos para que essa bênção chegasse a cada um.
Já aprendemos que a graça é um favor que nós não merecemos, mas pela misericórdia de Deus ele nos concede: Uma família e salvação, como fez com Rute; a cura para Naamã, seguida de salvação, e agora vamos ver como a graça de Deus vai se manifestar na vida do homem egípcio.

Desenvolvimento
- Davi salva o egípcio
Davi tinha uma vida cheia de lutas, porque estava ainda fugindo de Saul, o rei mau que queria matá-lo. Ele amava o povo de Israel e quando os via com problemas ia socorrê-los.
Um dia Davi, que estava morando na terra dos filisteus, voltou para a sua cidade, Ziclague, e quando chegou, juntamente com os homens que estavam com ele, soube de uma notícia triste: Os amalequitas levaram cativas as mulheres e todos os que estavam na cidade, “porém a ninguém mataram, nem pequenos, nem grandes; tão somente os levaram consigo pelo seu caminho e Davi e os seus homens vieram à cidade e eis que estava queimada a fogo e suas mulheres e seus filhos e suas filhas eram levadas cativos.”.
- Davi chora com o povo
O coração de Davi ficou tão triste que ele e os companheiros choraram até não terem mais força. Ver as mães, os filhos saindo de suas casas cheias de alegria, para se tornarem escravos, presos pelos amalequitas, gente que ia explorá-los. Era mesmo triste.
Hoje o inimigo faz o mesmo: Tira mães dos lares e torna suas vidas a serviço do mundo e elas nem pensam mais na sua alma e no carrasco que é o mundo.
E as crianças, intermediários, adolescentes e jovens? O inimigo quer fazer o mesmo com eles, assim como homens que abandonam o lar, deixando os filhos tristes, abandonados.
Apresenta os vícios, tóxicos, filmes imorais, até torná-los presos de tal forma, que muitas vezes não conseguem sair.
- Davi é vencedor
Davi parou de chorar, levantou-se e foi libertar aqueles coitados acorrentados pelo inimigo. Antes de tudo consultou ao Senhor: “… Perseguirei eu esta tropa? Alcançá-la-ei? E o Senhor respondeu: Persegue, porque de certo a alcançarás e tudo recobrarás”.
Com esta promessa Davi seguiu atrás deles.
- Davi encontra o egípcio
Bem, agora entramos na história do egípcio.
Davi foi com seus homens e caminhando, atravessaram um ribeiro onde 200 homens ficaram para trás de cansados que estavam e 400 foram com Davi.
Nesta caminhada encontraram um homem caído no campo e pegando-lhe o trouxeram a Davi. Pelas roupas viram que não era um amalequita, nem um israelita, mas era um egípcio. Estava desfalecido, quase morto.
Davi disse: – Vamos dar pão; ele está faminto. Vamos dar água, coitado, está sedento, vai morrer.
Temos passas, figos secos? Temos sim. Ninguém viaja sem esses alimentos, porque eles dão força, tem açúcar natural. O homem comeu passas de figos e dois cachos de passas de uva.
Olhem! Ele está se mexendo! Ele está vivo, seu espírito voltou. Vamos agora saber o que aconteceu.
Antes vamos mostrar a vocês o significado de tudo isto: Davi representa o Senhor Jesus. Cheio de compaixão por um homem caído, sem alimento por três dias. Três dias falam de esperança e ao fim dos três dias ele, que representa o homem sem Deus, pecador neste mundo, encontra o Salvador.
Jesus é o pão da vida.
Jesus é a água da vida.
Assim é que o egípcio reviveu. Assim é que cada criança, adolescente, jovem, adulto, enfim, “… todos pecaram e destituídos (caídos) estão da glória de Deus”. Rm 3:23.
Depois a pasta de figos, ele recebeu o alimento doce que cura, que dá sustento. Foi feito com Jesus como a essa massa, pois ele foi esmagado pelo peso do nosso pecado.
O egípcio experimentou aquela doçura quando estava à morte e nós também recebemos o Senhor Jesus que nos dá saúde. As uvas falam da mesma maneira. Quando secas, é que mostram sua doçura. Nosso alimento é igual ao que Davi deu ao egípcio.
O Senhor Jesus também deu pão, água, passas de uva e figo.
Hoje saímos do chão e estamos de pé.
- O egípcio fala
Sou servo de um homem amalequita. Adoeci e o meu senhor, o amalequita, me abandonou. Atacamos uma cidade, pegamos o melhor e tocamos fogo para destruí-la.
Então perceberam o que aconteceu ao homem egípcio? É o mesmo que acontece com quem é servo do inimigo. Ele não tem piedade. Se estiver fraco, doente ele não ajuda, ainda abandona, deixa caído para morrer. É o que ele faz. Pega um adolescente, ou jovem, oferece a ele o pecado e quando ele está destruído, sabe que a morte virá e o inimigo quer isso mesmo.
A Palavra diz que ele veio roubar, matar e destruir (Jo 10:10).
O Senhor Jesus veio para dar vida e vida em abundância (com fartura).
- Sabedoria do egípcio
Davi pergunta: Sabes para onde eles foram? Podes me guiar até eles?
O egípcio respondeu: Sei e poderei guiá-lo. Agora ele trabalha para Davi.
Mas, agora que eu conheci um bom senhor, não me matarás. Promete-me?
Assim o egípcio, agora servo de Davi, guiou-os até onde estavam os exércitos inimigos de
Davi, que, chegando lá, os encontrou bebendo, dançando e espalhados por toda parte. Houve uma batalha e como Deus havia prometido, deu a vitória a Davi e assim ele trouxe o seu povo de volta para seus lares.
Conclusão
Nós vimos a diferença que os servos de Deus, cheios de sua graça, trataram o egípcio e vimos como o dono do escravo egípcio o tratou, abandonando-o doente no meio do caminho.
É preciso refletir sobre a quem escolher para servirmos, porque como foi dito no texto acima, o inimigo não tem compaixão, não tem a graça, ele tem a desgraça, o contrário da graça de Deus.
Nós pertencemos ao bom Senhor, a Jesus, que nos deu a vida eterna.
Não! Não queremos outro Senhor.
O adversário não nos dominará. Vamos viver eternamente com Jesus, nosso Senhor.
Hino: Quero viver para sempre com Jesus
Lembrar do hino: Eu quero andar sempre com Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário