Translate

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Aula Santificação: As raposas e as raposinhas que fazem mal à vinha



APSJ,
Segue o Estudo para a aula do próximo domingo.


1ª. AULA
TEMA: SANTIFICÃO
ASSUNTO: As raposas e as raposinhas que fazem mal à vinha
TEXTO: Cantares 2:15 I Reis 21:21
Data: 10/06/2012
INTRODUÇÃO
            O nosso assunto para as aulas de junho e julho é sobre a SANTIFICAÇÃO quanto ao afastamento da Idolatria. Nós vamos aprender o que a Bíblia fala sobre a idolatria e sobre o que são os ídolos e também sobre  como Deus vê a idolatria e como nos afastarmos dela usando as armas espirituais.
            Nesta primeira aula vamos aprender sobre a vinha, as raposas e as raposinhas.
DESENVOLVIMENTO

            No livro de Cantares de Salomão 2:15 há um texto que fala: “Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor.”.
            O Senhor quer nos ensinar uma grande lição dentro desse texto.
O que são as vinhas? São plantações de uva e tinham uma grande importância para o povo de Israel, pois muitas famílias dependiam delas para sobreviver. Era tão importante que Deus orientou que ela não fosse vendida definitivamente a outras pessoas, mas que seria deixada como herança de pai para filho por muitas gerações. Quando um pai possuía uma vinha, envolvia toda a sua família no trabalho de seu cultivo. Jesus falou isso em uma de suas parábolas (Mateus 21:28-29).
Aqueles que possuíam uma vinha precisavam ter muito zelo por ela, pois inimigos apareciam querendo destruí-la. Podemos citar alguns exemplos:
1 - O REI ACABE COBIÇOU A VINHA DE NABOTE.
O livro de I Reis 21:2 mostra como o rei Acabe cobiçou a vinha de Nabote para destruí-la.
A vinha de Nabote ficava perto de seu palácio e Acabe queria destruí-la para fazer, no lugar dela, uma horta. “Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor; ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro”.
Nabote não entregou a sua vinha e, por isso, ele foi apedrejado injustamente. Ele morreu, mas não entregou a vinha que era herança de seu pai.
Acabe – tipo do inimigo
Vinha – figura da igreja do Senhor Jesus.
Nabote – tipo de Jesus, na condição do herdeiro fiel, que entregou a sua vida na cruz, mas não deixou a herança que Deus, o seu Pai, lhe deu, que é a sua igreja. Nós somos também herdeiros juntamente com Ele e por isso não entregamos essa herança, a vinha, para o usurpador, que é o adversário.
2 – A RAPOSA E AS RAPOSINHAS
A raposa é um animal que parece frágil, mas quando entra na vinha destrói os frutos. Nós já sabemos que a vinha é a igreja do Senhor Jesus e se nós deixarmos a raposa entrar no nosso coração, vai destruir as flores e não nascerão os frutos.
2.a – A RAPOSA – o pecado da desobediência, a idolatria.
      Idolatria – é a rebeldia contra Deus e isso se manifesta na adoração aos ídolos.
      Ídolos – é tudo aquilo que colocamos no lugar de Deus.
      Exemplos: Deixarmos de orar, de ir aos cultos, de amar nosso irmão, perder o desejo de cantar adorando ao Senhor porque há o computador, a internet, videogame, filmes, etc., que tomam todo o nosso tempo e não sobra tempo para o Senhor. É dar mais valor ao que é material do que ao que é espiritual.
2.b – AS FLORES – Batismo com o Espírito Santo e dons espirituais (Deus fala através dos dons espirituais).
Os frutos:
- O fruto do Espírito (que é mudança de vida): “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”. Gálatas 5:22.
- a igreja crescendo,
- vidas sendo salvas.
2.c – A RAPOSINHA – olhando para ela nós a vemos como um animalzinho tão bonitinho, frágil, não faz mal algum, mas raposinhas eram piores que a raposa, porque comiam as flores. E comendo as flores impediam até dos frutos nascerem. Imaginem uma vinha sem flores e frutos! Fala de sentimentos, pensamentos que são ocultos, atitudes que, se deixarmos entrar na nossa vida, nos destroem, então perdemos a bênção do Senhor, que é a salvação, e perdendo a salvação já não temos direito à vida eterna com Jesus.
            O que são as raposinhas: Inveja, mentira, rancor, comentários sobre os irmãos, pensamentos que vêm ao nosso coração e que para realizá-los, acabamos por desobedecer aos pais. Isto são obras da carne, do nosso eu.
CONCLUSÃO
O adversário não dá folga ao que está com a herança. Acabe queria a vinha para construir uma horta. Horta é uma plantação frágil e não é permanente. A chuva forte vem e acaba com ela rapidamente. A vinha é permanente. Mas, na verdade, Acabe queria era acabar com o vinho, tirar a alegria de Nabote.
O adversário não está satisfeito com o servo. Queria pagar qualquer valor pela vinha.   Assim falou o inimigo com Jesus no deserto (Mt. 4:9): “Tudo isto te darei, se prostrado me adorares”. Mas a vinha não tem peço. Nós não podemos trocar a herança pelos ídolos deste mundo.
            Para termos vitórias não podemos conservar a raposa e as raposinhas perto de nós, mas devemos expulsá-las para longe de nós. A expressão: “Apanhai-me…” significa expulsar as raposas e raposinhas, porque causam dano à vinha, que é a igreja. Ct 2:15.
            E só na oração, na vigilância e usando outras armas poderosas é que as expulsamos para longe de nós.
            Na semana que vem vamos saber, através de um episódio que aconteceu na vida de Davi, como vencer as raposinhas que estão cercando a vinha (as crianças, intermediários e adolescentes, que são igreja do Senhor Jesus) na escola, ou através do uso incontrolável da televisão, internet, etc.
  PERGUNTAS PARA CRIANÇAS E INTERMEDIÁRIOS
            -  O que o rei Acabe queria muito e que pertencia a Nabote?
            Resposta: A sua vinha  de Nabote.
PERGUNTA PARA OS ADOLESCENTES
Em cantares 2:15 são mencionados dois animais da mesma espécie que fazem muito mal à vinha. Quais são esses animais e o que eles fazem de tão mal à vinha?
Resposta: A raposa e a raposinha. A raposa come os frutos e a raposinha come as flores impedindo de nascerem os frutos.
            “Apanhai-me…” significa expulsar as raposas e raposinhas, porque causam dano à vinha, que é a igreja. Ct 2:15.

2 comentários: