Translate

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Slides para a aula da Mulher Samaritana

APSJ,

Recebi estes slides para a aula da Mulher samaritana, são lindos!
Quem tiver interesse em recebe-lo em Power Point, com animação, deixe um comentário nesta postagem ou solicite por e-mail que eu mando tá!
que Deus nos abençoe

Tia Camila!


                           

                           

                           

                           

                         

                          

                         

                         

                          





terça-feira, 25 de setembro de 2012

Sétima aula: A Graça do Senhor Deus na vida da Mulher Samaritana

APSJ,
Segue o texto para a próxima aula!
Que Deus nos abençoe!!!!



Texto: João 4:4-29 e 39-42
Assunto: A Graça do Senhor Deus na vida da Mulher Samaritana
Data: 30/09/2012
7ª AULA – A MULHER SAMARITANA
Operação do Espírito Santo em mudança de vida

Texto básico: João 4:4-29 e 39-42

Os professores deverão ler todo o texto para conhecê-lo bem. Nas aulas ressaltarão o que é importante na lição. Diremos o objetivo.

Introdução
Hoje o ensino é “Vida Eterna”.
O Senhor Jesus se encontra numa cidade chamada Samaria com uma mulher junto a um poço.
Jesus se dirige a essa mulher e lhe pede água. Ela logo se admira do pedido. Ele era homem estranho, era judeu e até havia inimizade entre aqueles povos (judeus e samaritanos), mas Jesus se apresenta de forma diferente:
- Se tu, mulher, conheceras o dom de Deus …
A mulher ficou muito admirada porque ela nunca de fato havia sido apresentada a alguém que se chamava o Dom de Deus. Aí Jesus disse:
- Tu pedirias água viva 
Eh! Agora ficou mais difícil conversar, porque este Senhor que é Dom de Deus fala de umaágua diferente. Essa água diferente, de fato, ela não conhecia e muitos não conhecem, e vou dizer logo que água é esta: É o Espírito Santo.
Mas a mulher que a gente chama de “Samaritana” ficou tão admirada e logo se mostrou: Bem, eu estou vendo só uma coisa: Eu quero água, o Senhor quer também; e o Senhor não tem como tirar e eu tenho. O Senhor me oferece uma água que eu não conheço, mas parece ser boa, porque a gente tem que buscar esta todo dia e para falar a verdade, eu estou até cansada.
É verdade, Jesus falou-lhe: “… Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” Jo 4:13-14.
Que maravilha, Senhor! Eu quero essa! Já pensou? Ter uma própria fonte e não precisar de outra? E olha que esta fonte que o pai Jacó cavou é muito boa!
Jesus continuou: – Está bem, vou dar-lhe esta água, mas chama teu marido.
- Ah! Vou perder. Não tenho marido!
Jesus disse: – Era isso mesmo que eu queria ouvir: Não tenho marido; não tenho amparo, porque ando procurando um companheiro, mas ainda não achei.
Jesus disse: – É, eu sei tudo. Vejo tua vida e nessa luta de buscar amparo, proteção, nos homens, não encontraste em ninguém, nem no marido com quem vives.
Nesse momento a samaritana descobre que aquele homem, cujo nome era Dom de Deus, era profeta. Então é hora de tirar as dúvidas sobre coisas importantes e ela diz:
- Senhor, onde é que se deve adorar a Deus? Uns dizem que é em Jerusalém, outros dizem que é no monte Gerizim. É difícil este negócio de religião.
Jesus logo concordou com ela. Não se trata de ser em Jerusalém ouem Gerizim. Eladeve ter-se admirado: Mais um lugar? É que vós todos estais adorando o que não sabeis, mas a salvação vem dos judeus! Dos judeus? Então eu, samaritana, estou perdida!
Jesus explicou que a salvação vem dos judeus, significa vem do Dom de Deus, eu Sou o Presente de Deus e a adoração ao Deus Pai é feita quando o Espírito Santo leva ao poço da água viva, que Sou eu este poço, este dom de Deus.
O Espírito Santo encheu o coração daquela mulher para entender aquele ensino lindo. O Espírito Santo revelou Jesus, o dom de Deus, o Poço de Água Viva, e ela, que se encantava com o seu cântaro vazio para todo dia buscar água, deixou-o no chão e saiu correndo à cidade para dizer àqueles homens: – Venham depressa ver o homem profeta. Ele é o dom de Deus.
Sabe o que é dom? É presente.
O que se faz quando se ganha um presente? Estende-se a mão e toma-se posse dele. Depois mostra-se aos que estão em volta.
A samaritana foi assim levada ao poço da água viva, ao Dom de Deus e o Espírito Santo, que a levou, também operou naqueles a quem ela contou tudo o que se tinha passado com ela e eles disseram:
- Nós cremos nele, não mais pela sua palavra, mas pelo que nós mesmos vimos. Este Dom de Deus, este Poço de Água da Vida é Jesus Cristo, o Salvador.
Todos foram então levados pelo Espírito Santo a entender que o poço de águas vivas salta para a eternidade. A Vida Eterna.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Sexta aula: A Graça do Senhor Deus na vida de Bartimeu


APSJ!
Segue a sexta aula do assunto: A graça do Senhor na vida do Homem.


Texto: Lucas 18:35-43
Assunto: A Graça do Senhor Deus na vida de Bartimeu
Data: 23/09/2012
6ª Aula
A Graça do Senhor Deus na vida de Bartimeu

Lucas 18:35-43
“E aconteceu que chegando ele perto de Jericó, estava um cego assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo. E disseram-lhe que Jesus Nazareno passava.
‘Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim. E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!
‘Então Jesus, parando, mandou que lho trouxessem; e, chegando ele, perguntou-lhe, dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja. E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou. E logo viu, e seguia-o, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus.”

Introdução
Mais um ensino que mostra o poder, a graça de Deus na vida do nosso Salvador, o Senhor Jesus e como Ele se interessa pelas pessoas. Interessou-se por Zaqueu, sabendo que ele era religioso e rico, mas não tinha paz nem alegria. Ouviu falar de Jesus e quis conhecê-lo, mas uma multidão o atrapalhava e não dava oportunidade dele se chegar a Jesus.
A multidão sempre atrapalha, porque ela não tem personalidade, ela repete o que outros falam, gritam. Mas Zaqueu foi vitorioso, porque saiu da multidão e resolveu o problema. A graça de Deus se manifestou mais uma vez usando o seu filho Jesus para levar salvação.
Hoje temos mais uma lição em que vemos a multidão mais uma vez atrapalhando uma pessoa muito necessitada: Um cego. Mas ele recebeu a graça de Deus? Vamos conhecer a história?

 Desenvolvimento
Jesus estava visitando as aldeias. Ia para Jericó e no caminho, à beira da estrada, estava um cego, que aproveitava o lugar de passagem das pessoas para mendigar, pedir esmolas. O seu nome está registrado no evangelho de Marcos: Bartimeu: Bar significa filho, Timeu era o nome do pai dele e assim era conhecido. Ele era bem pobre.
 Fatos que aconteceram:
Ele ouviu um barulho, que com os ouvidos apurados, conheceu ser uma multidão que se aproximava.
Curioso, perguntou: Que barulho é este? O que está acontecendo?
Responderam: É Jesus Nazareno que passa e essa gente toda vem seguindo.
Ah! Bartimeu não perdeu tempo, começou a chamar Jesus, gritando o mais que podia. Bartimeu havia ouvido falar de Jesus, que era profeta, filho de Deus e morava em Nazaré, uma cidade pobre.
Quantos ouvem falar de Jesus e não ligam, não têm interesse em conhecê-lo, mas Bartimeu não foi bobo. Nem se importou pelo fato de Jesus ser da tal cidade simples e pobre.
Ele queria uma bênção e daí gritou mais alto: – Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim. Gritava com muita coragem e fé.
Que fez o povo? Teve pena, compaixão de Bartimeu? O povo repreendeu o cego: – Cala a boca, você não percebe que Jesus está no meio da multidão e nem sabe quem é você? Cala-te! Diziam eles. Bartimeu nem ligou para eles. Continuou clamando mais alto ainda.
E o que aconteceu?
Jesus parou e disse: Chamem o cego, eu quero saber o que ele deseja! Aí o pessoal mudou de opinião e disse: “Tem bom ânimo, levanta-te que o Mestre te chama”.
Bartimeu se levantou e tão alegre ficou que largou sua capa, que o protegia do frio e do vento, e saiu em direção a Jesus, conduzido por outros. Rapidinho ele pensou: Nem vou precisar desta capa, ela vai me atrapalhar e eu preciso ir depressa, não posso perder Jesus!
Não é isso um ensino para nós? Largar tudo que nos atrapalha?
Há capas que se chamam mentiras; Há capas que se chamam inveja; outras são palavras sujas, roubos, preguiça, desobediência aos pais. Quantas capas sujas e velhas!
Bartimeu não quis mais aquela capa. Ele largou a capa para lá e foi ao encontro do Senhor Jesus e Jesus viu alegria no seu rosto e foi direto ao assunto:
- Bartimeu, que queres que te faça?
- Mestre, que eu tenha vista.
Na mesma hora a graça de Deus se manifestou e Bartimeu viu Jesus. Que alegria! Era cego e agora via. Passou a seguir a Jesus e Jesus, que vê lá dentro de cada um de nós, viu que Bartimeu tinha confiança nele, fé, e por isto ele disse: “Vai, a tua fé te salvou”. Mc 10:52.
Vocês lembram que no começo ele gritava chamando a Jesus e o povo mandava ele se calar? Adiantou? Não. Ele tinha fé. Por isso ele não parou de clamar por Jesus.

 Conclusão
Hoje estamos aqui para dizer a todos que o Senhor Jesus é Deus Salvador e Ele deu a sua vida na cruz e morreu para nos salvar. Vivemos debaixo da sua graça. Jesus está fazendo o convite a cada um: “Que queres que te faça?”
- Que eu veja o caminho da Salvação.
Jesus vai responder: “Eu sou o caminho”.
E nós vamos abandonar capas sujas e aceitar a nova capa que Jesus nos dá: A salvação, para caminharmos com Ele até a eternidade.